Artigo publicado na revista Época (24/06/2011), Sociedade e Educação, sobre o tema A lição Digital.
Ao refletir sobre o questionamento acima, nos deparamos com leva a um paradoxo. Podemos apreender após ler o artigo de Letícia Sorg que essa ferramenta só obtêm êxito quando o educador é capacitado para utilização da tecnologia como ferramenta auxiliar. Caso contrário como demonstrado na matéria teremos um desastre educacional.
No que se refere ao uso de tecnologias na sala de aula a melhoria dos índices de aprendizagem não é garantida, o uso de computadores, lousas digitais e demais aparatos tecnológicos por si só não resolve o problema de apreensão do contínuo trabalho na sala. O uso de novas tecnologias prescinde de alojamento, formação qualificada de professores, com estratégias e práticas de ensino. Como a autora sinaliza é necessário uma nova postura do educador em si despreender da organização tradicional da sala de aula. Lançando mão de trabalhos em grupos promovendo a integração dos educandos e até mesmo uma maior aproximação com o educador.
No que tange a formação dos professores para utilização dessas novas tecnologias ela aponta duas maneiras de capacitá-los. A primeira seria a introdução de formadores especializados na esfera pública para capacitarem os professores desde o planejamento das aulas, execução e avaliação dos educandos. A segunda realidade diverge da primeira pois, ocorre em escolas privadas onde os educadores buscam se especializarem obtendo um diferencial, caracterizando assim um investimento pessoal.
Concluimos, como cita Marx Weston, “ A tecnologia serve como mediadora”, instrumento auxiliar na formação ensino-aprendizagem.
Segue abaixo o link da matéria:
Camille Noronha, Claudia Lima e Tarsiano Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário