Essa é a questão que nos cerca neste momento. Diante da matéria de Leticia Sorg, pudemos captar os elementos necessários para responder esta pergunta. Segundo a autora é possível sim fazer com que os alunos aprendam utilizando-se da tecnologia e suas inúmeras ferramentas. Estudos demonstram que no Brasil, em muitas escolas públicas, a inserção da tecnologia foi determinante na considerável melhora nas médias dos alunos. Entretanto, a eficiência do uso da tecnologia em sala de aula depende exatamente da maneira como ela será utilizada. Diante da ampliação do acesso às informações, resultado desta globalização do conhecimento, os alunos percebem-se num oceano de possibilidades. Além disso, com todas essas opções de fontes, é necessário que o professor consiga caminhar por todas elas e diferenciá-las, tratá-las para que a tecnologia não seja uma continuidade do ensino tradicional, mas sim um complemento, uma novidade, que assuma sua verdadeira capacidade: possibilitar o acesso a diversas fontes de conhecimento.
Por trás da questão acima citada, está a dúvida: como utilizar a tecnologia de um jeito diferente, sem deixá-la cair no marasmo do livro didático ou da aula sem dinâmica? É necessário, portanto, que o conteúdo esteja diretamente ligado à tecnologia, sem isso não há sentido, precisa-se de um propósito, de um planejamento que consiga demonstrar o conteúdo curricular através das novas ferramentas dispostas pela tecnologia. Além disso, segundo a autora é ainda mais importante que se conceba o conteúdo tecnológico como um complemento àquele que foi transmitido da maneira tradicional. Além de tudo, alguns padrões devem ser desconstruídos. Um deles é a maneira como o professor percebe o uso da tecnologia na sala de aula. Faz-se determinante que o professor consiga perceber a tecnologia como força motriz no desenvolvimento de pesquisas e ferramenta de incentivo na criação de atividades diversas que não são desenvolvidas em sala de aula e que podem ser elaboradas através do uso da tecnologia. O professor deve entender a aproximação do aluno com estas ferramentas, faz parte do seu cotidiano, e pode sim, como afirma a autora da matéria, ajudar a captar a atenção dos alunos. O importante é que os profissionais da licenciatura precisam de maior capacitação, novos cursos, outras formações, realizando um treinamento em massa.
Acreditamos que a inserção da tecnologia na sala de aula possibilita sim a aprendizagem. Considerando os argumentos dispostos na matéria, compreender o processo metodológico em que a tecnologia está envolvida precisa partir de um entendimento do seu papel de complementariedade no ensino tradicional, utilizando-a para possibilitar a ampliação do conhecimento. A partir disso, é fundamental que o professor desenvolva o seu conhecimento sobre as tecnologias a serem aplicadas na sala de aula. Sem as informações básicas o profissional não poderá desenvolver o trabalho de forma eficiente e produtiva. Ainda mais sabendo que a realidade da tecnologia faz parte do cotidiano dos alunos. Conhecer cada vez mais profundamente a tecnologia que será utilizada acarreta numa funcionalidade maior desta ferramenta; subutilizá-la significa permanecer na sistematização tradicional do ensino.
Emili Pinheiro, Indira Vasconcelos, Lucila Cerqueira, Nana Luanda - Graduandas em História/ V Semestre
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