A utilização da tecnologia dentro da sala de aula possibilita aos alunos aprenderem mais. É necessário atentar para o uso adequado da mesma, se o educador sabe direcionar o aluno para os meios de informações existentes com certeza terá efeito significativo no aprendizado, para isso o educador precisa está apto dentro do contexto tecnológico.
Porém não basta que as crianças tenham acesso aos computadores, a eficácia depende de como toda essa tecnologia vai ser utilizada. É preciso que as escolas encontrem estratégias para utilizá-las.
O interessante seria treinar os professores para que aprendam a usar essa tecnologia da melhor forma possível. É necessário que os professores tenham mais diálogo com os colegas, e também com os alunos. O aprendizado é um processo contínuo, onde o ensino é compartilhado. Orientado, coordenado pelo professor, mas com profunda participação dos alunos, individual e grupalmente.
Substituir os livros didáticos por notebook também não resolve a questão do ensino, não é preciso excluir a forma tradicional de ensino, apenas planejar.
Um exemplo significativo na reportagem é quando a professora dá uma aula tradicional no sentido de argumentar sobre os conteúdos a serem trabalhados, para depois com uma aula toda planejada realizar atividades onde os alunos utilizam os computadores. Enfim, esta é uma das diversas formas de trabalhar a tecnologia dentro da sala de aula com sucesso. Mas é necessário que os professores perceba que a evolução de cada aluno em sala depende de como cada professor utilizara essa nova forma tecnológica.
Nesse mesmo embate se percebe que a realidade tecnológica foge do contexto das escolas publicas, muitas crianças brasileiras passam por dificuldades sócio-financeiras, nem todos possuem notebook, nem computadores particulares. Diante dessas perspectivas os recursos tecnológicos que estão dentro da sala de aula, especificamente das escolas publicas podem contribuir na formação dos alunos, uma TV, um DVD, um data show enfim a tecnologia precisa ser usada com um propósito.
Em suma, fica evidente que para usar a tecnologia dentro de sala de aula é necessário abrir mão do tradicionalismo, é preciso atentar para as diversas informações que circulam nas redes, os jovens atualmente tem facilidade para lidar com a era informacional.
SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: REPORTAGEM SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DENTRO DA SALA DE AULA.
Por: Celso Borges, Daiane Santos, Edite Lopes, Jaciara Neves e Tania Sonize.
“Em necessidade de render-se ao relativismo histórico, pode-se dizer que a Revolução da Tecnologia da Informação dependeu cultural, histórica e espacialmente de um conjunto de circunstâncias muito especificas cujas características determinaram sua futura evolução.” Autor: Manuel Castells.
ResponderExcluirA evolução tecnológica é evidente, as informações estão circulando de uma forma tão rápida que assusta o Ser humano. A tecnologia dentro da sala de aula é de extrema importância para o crescimento do aluno como cidadão, para isso é necessário o uso adequado da mesma.
ATT; Edite Lopes.